Drogas na Escola
DROGAS NA ESCOLA
A escola precisa saber lidar com os novos valores e novas idéias que surgem com as constantes transformações sociais para que ela possa propor ações concretas nas resoluções de conflitos que se dão em seu ambiente.
A função da escola é ser um instrumento para o exercício da cidadania, um espaço público para discussões, formações de sujeitos, a partir da relação entre alunos e professores.
Tempos recentes houve a expansão do ensino e o ingresso de diferentes educandos e camadas sociais no ambiente escolar, surgindo o processo de massificação que fez com que essas desigualdades sociais entrassem na ordem do dia.
Quando surgem problemas externos na escola devido à sua gestão e do modelo de escola universal e gratuita, reflete a sociedade, os problemas exteriores à ela interferindo no seu cotidiano, se tornando um objeto de críticas e acusações, dando espaço ao lugar das drogas e a melhor solução não é a expulsão e transferência de alunos, pois a questão das drogas é um problema social e não deve ser tratada de forma individual e particular.
A droga pode ser uma doença contagiosa que se expande principalmente em bairros de baixa renda, e para lidarmos com esta questão é necessário compreendermos a crise social e situações diversas que dão origem ao consumo destas drogas.
A inserção de drogas dentro da Unidade Escolar inicia por causa da presença e o ponto de vendas ao redor dela que são presenciados através de diretores, professores e pelos próprios alunos.
O tráfico nas imediações da escola facilita a compra de drogas a qualquer momento pelos alunos, há outros pontos ao redor da escola que contribuem para a presença interna das drogas como bares e boca-de-fumo.
Os gestores estão sempre alerta quanto à presença destes traficantes e de qualquer sinal visível ou perceptível ao redor das escolas.
A escola, a família e a sociedade em geral não devem medir esforços para o desenvolvimento de ações voltadas para minimizar a influência que as drogas podem exercer sobre os jovens.
Dentro da escola, os banheiros são os pontos mais freqüentados para o consumo de drogas, e locais públicos como a própria sala de aula. Algumas escolas tomaram como prevenção a utilização de câmaras de vídeo, uniformes de alunos e controle de entrada e saída de alunos e a expulsão dos mesmos que não apresentaram resultados favoráveis.
Cabe à escola estimular o diálogo entre os pais e os jovens, inclusive sobre drogas, fazer com que os alunos possam debater sobre suas conseqüências futuras e buscar melhores alternativas para dificultar a presença destas drogas dentro do ambiente escolar.
Ao meu ponto de vista os métodos preventivos hoje nas escolas não são eficazes pois o uso de drogas é contínuo. Cabe ressaltar as mudanças desses métodos, começando por incentivo aos professores à abordagem dessa problemática, estimulando aos alunos a pesquisarem e refletirem sobre o assunto. A escola deve ter programas de âmbitos sociais que comportem atividades culturais e profissionalizantes, além de incentivar o desenvolvimento da criatividade e estimulo a auto-estima .
Dando ênfase a importância de estabelecer nexo entre escola e família, envolvendo pais e responsáveis no debate sobre programa de prevenção .
Concluindo lidar com drogas significa lidar com processo sociais amplos, deixando bem claro que este problema das drogas, não é só o papel da escola, mas sim de todos trabalhando em conjunto nessa luta contra as drogas.
RFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ABRAMOVAY, C. M. G. Drogas nas escolas. Brasília: Unesco. Rede Pitágoras, 2005. p. 89-101.
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