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Friday, June 23, 2006

Violência na Escola

A real causa da violência escolar, podemos atribuir à diversos fatores como: ignorância, insegurança, pobreza material, carência cultural, desigualdade social, regime capitalista.

A falta de diálogo entre os integrantes da unidade escolar e a não interação da família e da comunidade implica na construção de um ambiente pouco apropriado às aulas, acentuando a degradação do ensino no país, que, apesar de universalizado ainda não garante uma qualidade para todos, utilizando metodologias inadequadas, além da carência de professores qualificados.

Com o aumento de responsabilidades atribuídas ao professor, o mesmo, perde o estímulo para o trabalho, se revolta com as condições imposta à ele.

O “clima de violência”, além de influir na qualidade de ensino no desempenho profissional do corpo docente, é desfavorável e contribui para o esgaçarmento das relações entre professores e alunos.

Numa pesquisa realizada em 6 capitais brasileiras sobre “Vitimização nas Escolas”, indicam que 83,4% dos alunos dizem que existe violência em sua escola, 38,2% dizem que já foram furtados pelo menos uma vez e 4,8% dizem que já apanharam na escola.
Já na pesquisa da Unesco, “Violências nas Escolas”, realizada em 13 capitais e no Distrito Federal, demonstram que as situações de violência repercutem sobre a aprendizagem e a qualidade de ensino tanto para alunos como para professores, muitos deles deixam de ir à escola por causa da violência.

No que diz respeito ao clima escolar:

Mesmo com tantos fatores que gera a violência, não podemos dizer a verdadeira causa sem conhecer e compreender o interior do indivíduo, onde se manifestam valores positivos e negativos.
É necessário sensibilizar à Direção, os professores, alunos e pais à se reunirem um vez por semana para discutir, fazer planejamento, criar soluções que contribuam para a reversão da violência.



BIBLIOGRAFIA

Informações sobre o observatório de violência nas escolas-brasil. Disponível em: http://observatorio.ucb.unesco.org.com.br. Acesso em 10 mai 2005.

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