Name:
Location: Botucatu, São Paulo, Brazil

Friday, June 02, 2006

Elementos da Poesia

Elementos da Poesia

Estrofe

Parte de um poema consistindo de uma série de linhas ou versos dispostos em uma certa configuração regular, definidos por metrificação e rima que se repetem periodicamente. Uma estrofe tem geralmente um "pattern" regular de número de linhas, metrificação e rima, constituindo-se em uma seção da poesia. No entanto, uma estrofe irregular não é incomum.
Na corrente modernista encontramos estrofes livres, onde a preocupação maior é com o conteúdo dando-se menor importância à metrificação, à rima ou a qualquer outra configuração regular.
As estrofes podem ser classificadas como:
1. monóstico
2. dístico
3. terceto
4. quarteto (ou quadra)
5. quintilha
6. sextilha
7. sétima
8. oitava
9. nona
10. décima
Todas as estrofes que tenham mais de dez versos recebem a denominação de Irregulares.


Ritmo

Considerado por muitos como sendo a mística da palavra, o ritmo é uma alternação uniforme de sílabas tônicas e não tônicas em cada verso de uma composição poética.
O ritmo de um poema ainda tem muito a ver com a metrificação e a correspondência sonora provocada pela rima. Todo esse conjunto de elementos determina o ritmo da obra.
No verso livre a sonoridade rítmica obedece a um padrão próprio, não sendo governado por regras externas derivadas da alternação uniforme de sílabas tônicas ou de metrificação e rima, a essa modalidade dá-se o nome de Arritmia.


Elisão

A elisão é a supressão (na escrita ou na pronúncia) na vogal final de uma palavra e antes da vogal inicial da palavra seguinte. É usado para adequar o número de sílabas poéticas dentro de um verso.
Ex. Copo-d’água
Pau-d’alho


Metrificação – Escansão

Metrificação é a técnica para se medir um verso. Em Português, ela se apóia na tonicidade das palavras, a escansão; contagem dos sons dos versos. É importante observar que as sílabas métricas diferem das sílabas gramaticais, observando-se as seguintes regras.

1. Contagem das sílabas métricas:

a) só contaremos até a última sílaba tônica de um verso.

1 2 3
Tal / a / chu / va

1 2 3
Trans / pa / re / ce

1 2 3
Quan / do / des / ce

(va/ce/ce - são as sílabas át

0 Comments:

Post a Comment

<< Home